Seja bem vindo!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tecnologia faz parte do cotidiano

           Precisamos concordar que a escola não passou por muitas mudanças nestas últimas décadas. Se nossos pais entrarem hoje nas escolas que trabalhamos vão notar que as escolas estão limpas, organizadas, bem pintadas. Vão conhecer até um laboratório de informática, mas nada além disso... porque as aulas continuam sendo "expositivas", mesmo quando estão na sala de informática, as aulas continuam sendo "expositivas".
           Nossos alunos são de uma nova geração, querem mais...leem sim, mas o que querem, a vida é mais corrida e a deles também. São rápidos para aprender e a aula em sala se torna cansativa e chata porque eles querem ir além de ver e copiar, percebe-se isso quando eles são os autores das atividades e de seus próprios pensamentos.



           Um dos passos para que haja essa mudança do professor ter "medo" da sala informatizada acredito que já esteja acontecendo... são os cursos...alguns oferecidos pela secretaria municipal de ensino de Joinville, outros os professores estão buscando... mas essa busca ainda é pequena, sabemos que os professores são peças fundamentais na escola, mas sabemos também que a importancia de se aprimorar estar sempre se atualizando é mais importante ainda. "Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor - ele é a figura fundamental." (Pedro Demo, 2008)
Esse blog Tecnologias da Educação é um exemplo de cursos oferecidos pela Secretaria da Educação, nele pode-se perceber e conhecer as ferramentas, materiais e tutoriais disponíveis aos professores da rede municipal 

           É muito gostoso quando as crianças interagem e querem que a família também participe do que eles estão fazendo na sala de aula. Esse novo  blog - eu fiz na escola tenho vivenciado um pouco disso, pois o que fazemos em sala de aula, tenho postado algumas atividades e fotos e compartilhado com as crianças, mesmo eu tendo poucos alunos com recursos (computador e internet) eles tem procurado acessar e "se ver"  fora dos cadernos e no mundo atual.






Nenhum comentário: